terça-feira, 5 de janeiro de 2010

E do 1.º dia da 1.ª semana de 2010

Até poderia dizer que não começou bem [lamentações, murmurações,...], porque depois do trabalho, a caminho de casa, ouço um estouro, lá saiu do Floquinho e que coisa fantástica: pneu furado! Help, pois eu pertenço ao grupo das mulheres que não sabe mudar um pneu nem entende nada da parte mecânica [nem quero entender, o meu único interesse é que o Floquinho me leve onde quero... Eh!eh!]... Ora, passo seguinte: ligar a umas almas caridosas que me venham socorrer... LOL.. E lá chega a caridade ambulante:)
Thanks a million, Diet!!!
Normalmente com este tipo de episódios, fico logo deprimida, só com vontade de ir para casa [sentar-me no sofá com o cobertor, ligar a TV] e iniciar as minhas lamentações com frases célebres: "Só a mim me acontece isto... Porquê eu..."!
Mas depois dos desabafos com o Paizinho, entendi que estas coisas acontecem sim, precalços do dia-a-dia, contudo o dia avança, o tempo é curto e os propósitos devem ser levados a sério.
***
Por isso, só posso dar graças a Deus:
* Pelas pessoas maravilhosas á minha volta que estão sempre presentes nos momentos de aflição [essas pessoas são dádivas de Deus];
* foi só um furo;
* porque estava a conduzir devagar;
* porque consegui deixar o carro num local sem esturvar o trânsito [apesar de ter sido numa zona caótica da cidade e eu ser azelha na condução.. Lol];
* porque os compromissos que tinha para o final do dia não foram boicotados pelo meu Eu!
* porque apesar das minhas lamentações ouvi a tempo a voz de Deus;
* dou graças, dou graças, dou graças...
***
Desejo a todos uma semana cheia de GRATIDÃO!!!

sábado, 2 de janeiro de 2010

Dias de descanso

É o que aproveitei para fazer ontem e hoje!
Depois de uma passagem d'Ano diferente [final do dia 31], em que me senti preenchida: correrias, chuva, vento, frio e ter só chegado depois das 23.30 a casa da minha madrinha para cantar uns Parabéns, digamos que tive um último dia do ano inesperado, grata ao Paizinho por me surpreender!
Mas de facto, já estava esgotada e ontem soube-me bem dormir até mais tarde, depois almoço com a famelga e hoje estou ainda em "estado de molho".
Sabe tão bem... Pois depois desta recta final do ano, é importante descansar, parar um bocadinho para recomeçar o ano sintonizada lá no Alto, olhar em frente, centrada nos objectivos mas sempre focada no Alvo:)
***
Aproveito para vos desejar um óptimo fim-de-semana!
Descansem muito, pois este mês já não se avizinham mais feriados... LOL!!!

***

Adenda - Mas já fiquei tristita porque fiquei a saber que uma amiga, com quem estive no dia 31, teve um acidente de carro:( Com a graça de Deus, danos só mesmo no carro... Mas pronto, é sempre um transtorno os acidentes [e na altura que foi, não ajudou nada], mas toca a olhar em frente, pois para tudo há solução, amiga!

Ele está sempre presente para ouvir os nossos Socorros.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O 1.º dia de 2010

É o dia em que depois de uma análise [das coisas boas e más] do ano que terminou, tentamos de algum modo recomeçar uma nova vida, com as baterias recarregadas, com as resoluções estabelecidas.
Até poderia começar o post com um registo dos meus objectivos para este ano, contudo, confesso que para além de à uns anos ter percebido que os meus esforços nunca chegam ao final de Janeiro [por falta de vontade e de ás vezes já não ver sentido neles], também entendi que os esforços têm que ser submitidos à aprovação de Deus pois só Ele me consegue ajudar a conclui-los, mas acima de tudo, só Ele sabe quais são as minhas prioridades [os últimos anos são exemplo disto]... E estas sim prevalecem o ano inteiro, mesmo com os meus altos e baixos.
Ontem, passei por uma experiência que me deixou em estado de bloqueio total, pois apercebi-me que estou longe da sensibilidade que Deus quer que eu tenha pelo meu próximo.
Ás vezes, achamos que estamos preparados para ver determinadas situações [a teoria é tanta, as notícias na TV abundam pois é uma realidade], contudo, na prática as coisas são bem diferentes: o choque inicial, o coração aperta e por segundos penso que não é real e a vontade de chorar é imensa. Mas é a realidade, tenho que me focar, enfrentar o problema, tentar fazer o meu melhor e mais uma vez termino o ano a pensar no que ando a fazer para Deus nessa área...
Por isso, penso que a única coisa com a qual me vou comprometer em 2010 é mesmo desenvolver a minha capacidade de Amor ao Próximo: ouvir com atenção, ver, ajudar, nunca ser indiferente, agir com Fé, com Esperança... exercitar, cultivar um infinito Amor a quem mais precisa...
***
Desejo a todos um 2010 cheio de Amor...
Amor ao Próximo e que Deus realmente nos toque para sermos
"aqueles que afastam as pedras do caminho!"

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Para 2010...

"Em um dos últimos dias de Dezembro, o diretor de uma escola primária disse a seus professores: "Vamos todos colocar em uma folha de papel, todos os nossos propósitos para o ano que vem, a fim de sermos melhores professores. Eu os colocarei no quadro e ali os deixarei durante todo o ano. Desta forma seremos encorajados mutuamente para que todos os nossos objetivos sejam alcançados".
**
Os professores concordaram, e quando as resoluções foram postadas, todos se reuniram em torno do quadro de avisos para ler o que cada um havia escrito. Uma das mais jovens professoras do grupo foi a cometida de um acesso de raiva. Ela disse: "A minha resolução não foi colocada no quadro". O diretor não me dá valor e não se importa com o que digo".
Sem parar reclamava em voz cada vez mais alta. O diretor, que a tudo ouviu de sua sala, ficou muito atordoado. Ele havia colocado todas as resoluções e não teve intenção de excluir nenhuma.
Rapidamente começou a rebuscar os papéis em sua mesa eencontrou a proposta daquela jovem professora. Correu imediatamente para o quadro e fixou-a bem em cima, em destaque. A proposta dizia: "Eu resolvo que nenhuma pequena coisa me deixará chateada no próximo ano". Ela resolveu, mas, não se comprometeu.
**
Se o nosso Deus nos reunisse para pedir que colocássemos em uma folha de papel todas as nossas resoluções para o novo ano, com o propósito de sermos pessoas melhores e mais felizes, o que escreveríamos? Quais seriam os nossos anseios? Quais seriam as nossas prioridades? Qual o caminho a seguir para encontrar a verdadeira felicidade?
Uma relação de bens materiais talvez estivesse em grande parte de nossas listas. Uma grande quantidade de sonhos a atingir também estariam nelas. É possível que muitos itens começassem por "Eu quero" ou "Eu desejo" ou "Eu resolvo" e quem sabe "Eu não descansarei".
***
Se queremos ter um novo ano verdadeiramente feliz e abençoado, a nossa lista deve começar por
"Eu me comprometo"!
Eu me comprometo a amar muito mais do que exigir amor.
Eu me comprometo a sorrir para todos, mesmo quando não houver reciprocidade.
Eu me comprometo a ser uma luz neste mundo e, como o sal, espalhar sabor e vida a todos que estão desesperançados.
Eu me comprometo a estar feliz com tudo aquilo que o meu Senhor me oferecer."
****
A todos vocês desejo um ANO muito, muito FELIZ!
ABENÇOADO 2010!!!

2009 em Balanço - #4

O ano que termina hoje foi sem dúvida o ano em que senti com mais força o peso da aprendizagem de uma caminhada com Deus: mudanças, adaptações, novo rumo, novo Eu...
Penso que o que Deus me tentou transmitir [vai tentar sempre, pois tenho cá um feitiozinho.. LOL..] que o meu Eu até então não estava ajustado aos Seus ensinamentos, à Sua Palavra, ensinou-me a identificar as minhas falhas de um modo um pouco violento... Então, tudo começou de novo!
Tive que fazer um rewind da minha vida até um certo ponto e entender que não é porque me acontecem abalos na vida, faz de mim uma pessoa sábia, dona da razão...
Pelo contrário, não tendo humildade e não entendendo que foi Ele que me sustentou e me pegou ao colo nos momentos mais difíceis, nada sou.
Só a certa altura do ano entendi a real dimensão do Amor Deus, entendi o porquê da minha vida ter estagnado a certa altura e o que Ele pode fazer através de mim, se eu deixar...
Foram anos a camuflar pensamentos, ideias, sofrimentos, tudo por medo, pânico de sofrer novamente. É-me mais fácil ter uma atitude mais cómoda!
Tive que me ajoelhar, pedir perdão, iniciar a dura tarefa de deixar antigos hábitos, antigos conceitos do antigo Eu.
Não é fácil, pois o meu Eu é forte e cada vez que me sinto mais cansada vem logo ao de cima uns quantos sentimentos de tristeza, desânimo, angústia, vazio, péssimismo, baixa auto-estima...
Contudo, apesar das dificuldades, das lutas constantes, das quedas, dos tropeços que tenho [e sei que sempre terei], o que me importa mesmo é sentir sempre que Ele vive na minha vida, tenho a Mão poderosa de Deus a segurar-me e só Ele me comanda... Aconteça o que acontecer!
Sinto que, pelo menos agora, estou a caminhar focada em Deus, com a ânsia de O servir...
Foi este o meu 2009 e foi, sem dúvida, o inicio dos meus Anos Eternamente Felizes;)

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

2009 em Balanço - #3

"Quantas vezes nós pensamos em desistir
deixar de lado o ideal e os sonhos.
Quantas vezes batemos em retirada
com o coração amargurado pela injustiça.
Quantas vezes sentimos o peso da responsabilidade
sem ter com quem dividir.
Quantas vezes sentimos solidão
mesmo cercado de pessoas.
Quantas vezes falamos sem sermos notados.
Quantas vezes lutamos por uma causa perdida.
Quantas vezes voltamos para casa com a sensação de derrota.
Quantas vezes aquela lágrima teima em cair
justamente na hora em que precisamos ser fortes.
Quantas vezes pedimos a Deus
um pouco de força, um pouco de luz.
E a resposta vem, seja lá como for
um sorriso, um olhar cúmplice, um cartãozinho,
um bilhete, um gesto de amor.
E a gente insiste.
Insiste em prosseguir em acreditar
em transformar, em dividir
em estar, em ser
E Deus insiste em nos abençoar
em nos mostrar o caminho.
Aquele mais difícil mais complicado, mais bonito.
E a gente insiste em seguir
porque tem uma missão...SER FELIZ!"
***
Li este poema algures na internet, não sei quem o escreveu [se souberem digam-me], mas achei que cada palavra descreve o meu 2009! E vai ser o meu motor para 2010:)

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

2009 em Balanço - #2

Já registei o Balanço mais importante de 2009: a minha relação com Deus!
:)
Agora, porque é tempo de agradecer, é tempo de contar as bençãos na minha vida desde sempre, contudo, porque me refiro ao ano que está a terminar, agradeço a Deus por em 2009 me ter dado:
* uma casa onde a chuva e frio não entram, neste tempo de chuva e temporal;
* um trabalho [com bom ambiente entre colegas, apesar dos altos e baixos normais] e assim, não passar fome [como se vê bem perto de cada um de nós], poder pagar as minhas despesas e poder ter coisas básicas para a minha sobrevivência, que tantas vezes dou como adquirido e me esquece que milhares de pessoas não têm;
* dias tranquilos, em que pude, todas as manhãs, gozar de um dos simples prazeres da vida: tomar a minha meia de leite e pão torrado com manteiga;
* um carro [o meu Floquinho de Neve] todo o ano sem problemas [e sem acidentes], visto ser já velhinho e em outros anos, às vezes, os tombos financeiros até doíam... LOL;
* força de vontade para fazer uma dieta [a chamada Dieta dos Pontos], pois já estava a exceder em demasia o meu peso normal e a roupa já não me servia... LOL...
Apesar de inicialmente ter pensado que iria ser um problema deixar alguns vícios alimentares, acabei por fazer uma reeducação alimentar e não fiz nenhum sacrifício;
* saúde, pois com os meus problemas de brônquios, este ano só estive constipada umas 2 vezes e não tive nenhuma crise respiratória [como em outros anos] e não tive qualquer outro tipo de doença;
* saúde a todos à minha volta, pois os dias são sempre mais tranquilos quando não estou com o coração apertado por causa do sofrimento físico [grave] de alguém à minha volta;
* mais família [assunto que merece um outro post... LOL...], porque já houve momentos em que a solidão se instalou e este ano vi-me com uma família muito alargada;
* mais confiança n'Ele, o que fez com desse passos de gigante, sem medo, mas só possível com Ele a sustentar-me;
* amigos fiéis em quem sei que posso confiar, pois quando ás vezes ouço pessoas dizerem que se desiludiram com este ou aquele amigo, eu só posso estar grata pelo meu canteiro de amigos que até hoje não me fez entristecer...
* Amor [e ter sido misericordioso comigo, apesar dos meus erros], pois sem sentir o Seu Amor é impossível para mim ter uma vida com sentido;
* amor e carinho de todos à minha volta [família, Kido, amigos, colegas];
* Propósitos, pois é assim que a vida faz sentido, uma vida com Propósitos com os olhos postos n'Ele, mas com objectivos concretos para O servir [dá-Lo a conhecer aos outros] e que só dei conta na Semana Aberta;
* convicção que o meu compromisso com Ele é real, e assumi este passo, através do baptismo - nasci de novo a 1 de Novembro;Negrito
* certeza que é ao dar o meu tempo [emprestado por Deus] ao próximo que consigo transmitir o Seu Amor;
* entendimento sobre os meus erros com os outros e assim poder tentar melhorar as minhas atitudes para com as pessoas à minha volta;
* tranquilidade na cidade onde vivo, sem guerras;
* paz de espírito, pois é fundamental senti-Lo dentro de mim para poder viver;
* alegria de viver, apesar de algumas tribulações e de já ter tido momentos na minha vida em que não vi sentido em viver;
* vocês que me leêm, pois através deste blog [iniciado a Janeiro deste ano], pude conhecer pessoas maravilhosas [uma delas conheci pessoalmente e gostei imenso], pois com cada uma aprendo imenso, pois cada vida é especial, cada vida é diferente, cada vida é uma dádiva de Deus;
* noites sempre bem dormidas, sem pesadelos, sem insónias ou outros problemas de sono;
* nova fase emocional: é sempre complicado não termos por perto quem gostamos [e eu sou perita em fazer disso um drama;)], contudo, foi por causa desta mudança que me agarrei mais a Deus, sinto que a minha Fé cresceu, não tenho medo de avançar pois estou agarrada à minha Rocha e se dependo hoje tanto de Deus, se tento olhar mais para os outros e não para mim é tudo por causa desta situação.
O que tanto dei por adquirido, levando a não dar valor ao que é essencial, tiveram que ser re-ensinados por Deus e entrei numa fase de aprendizagem [ainda estou, pois a caminhada ainda está muito no início], rever o que sou, o que dou, o que para mim é importante, filtrar as coisas às quais devo dar importância [as únicas importantes são as de Deus] pois as restantes [humanas] resolvem-se com amor, paz, paciência, perseverança, tolerância, com respeito, alegria, carinho...
* ....
***
Esta lista não tem ordem específica e a contagem das bençãos é infinita [vou acrescentar sempre que me lembrar de mais alguma e vocês também se devem lembrar de muitas mais] porque tenho que agradecer a Deus por cada dia, cada minuto, cada segundo de vida que Ele permite que o meu coração bata, por isso esta lista está extremamente incompleta!
Para pedir isto ou aquilo, para pedir a Deus que me livre desta ou daquela aflição nunca me esqueço, mas o mais lamentável é não me lembrar do que Ele faz por mim diáriamente...
Ora aqui está uma resolução para o novo ano: chegar ao fim do dia e apontar o que Ele fez por mim nesse dia...
***
"Pedi a Deus que me desse Felicidade.
Deus disse-me: Não, dou-te Bençãos.
A Felicidade depende de ti!"

Para 2010 desejo cultivar...

"...amor,
*
alegria,
*
paz,
*
longanimidade,
*
benignidade,
*
bondade,
*
fidelidade,
*
mansidão,
*
domínio próprio."*
:)
É este o FRUTO DO ESPÍRITO, por isso, compromisso sério que assumo com o Paizinho!
Nos outros anos ando de lista com resoluções para o ano novo (da qual desisto pouco tempo depois...), contudo, para 2010 vou tentar cultivar, com a ajuda de Deus, cultivar diáriamente dentro de mim para o exteriorizar... [de dentro para fora...]
:)
* Gálatas 5:22-23

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Stop!

Cheguei ao momento em que preciso parar, reflectir no caminho a seguir...
Reflexões estas que só mesmo Deus me pode responder, por isso, vou ter que ficar no meu silêncio, no meu cantinho à espera de ouvir a Sua Voz! Pois só n'Ele confio...
.
Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.” - Salmos 27:14
***
Como não vou actualizar por uns tempos, este post é somente para eu não me esquecer em que momento parei de caminhar à espera das orientações de Deus!
***
Assim sendo, vou passando sempre nos vossos caminhos e desejo a todos um
Natal muito, muito abençoado e que
2010 seja um Ano de Caminhar muito, muito rumo à Felicidade;)
*
**
***
Adenda (29/12/2009): A propósito do Stop neste post, acabei por prosseguir com este cantinho, pois Deus puxou-me as orelhas por atitudes erradas que eu estava a ter, que sem me aperceber estava a prejudicar e a bloquear a minha caminhada!
Respostas não as tenho, contudo, depois do meu tropeço, a poeira está sacudida e prossigo o caminho árduo, com algumas pedras, nevoeiro, mas de mãos dadas com o meu Guia... e por isso mais leve:).

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Difícil...

:)
:)
:)
Porque é que ás vezes a caminhada é tão difícil?
Porquê???

domingo, 20 de dezembro de 2009

Quando as saudades apertam...

...tenho que ser forte, paciente, perseverar e refugiar-me n'Aquele que me fortelece e que sim, faz de mim MAIS FORTE e só Ele sabe o que é melhor para mim;)
***
De qualquer modo,
FAZES-ME FALTA!!!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

2009 em Balanço - #1

Uma vez que o ano está a terminar (quer dizer, ainda nem ao Natal chegamos e não sei o meu dia de amanhã, mas como bem sabemos, nesta época natalícia não há muito tempo para posts profundos... LOL...), acho sempre importante fazer uma análise do que passou, não tanto para me prender ao passado, mas sim ter capacidade de ver o bom e mau do que o ano foi em todas as áreas da minha vida.
Para mim, acima de tudo é uma análise do que fui e do que fiz para o meu Guia - Deus, não fosse Ele Aquele que me criou e se hoje estou aqui a escrever é graças a Ele!
***
Começo pelo mais importante (ou que pelo menos deveria ser!) - A minha relação com Deus: Já andava à muito tempo (depois de anos de afastamento da presença de Deus) a tentar sentir profundamente Deus a comandar a minha vida de um modo natural, de sentir a minha vida com Paz interior e com propósitos. E a meio do ano, por uma mudança a nível pessoal, tive pânico de caminhar sem Deus, pois sabia que sozinha, humanamente falando não me seria possível... iria parár, ficar angústiada, com medo.
Provavelmente já vos aconteceu depararem-se com 1 SITUAÇÃO e terem 2 CAMINHOS... e só 1 CAMINHO podem ESCOLHER!
Às vezes, escolhemos o caminho que nos é mais fácil, pois o medo do sofrimento, do não saber o que está mais além é tanto, que optamos pelo caminho mais fácil. Escolhemos curtar caminho para evitar a dor...
À uns atrás numa determinada situação, optei por curtar caminho por medo e isso custou-me um futuro de arrependimento por não ter tido a atitude correcta, a atitude de Amor. E não é fácil, pois há caminhos que escolhemos que depois não têm volta, que não podemos voltar atrás para pedir desculpas, remendar porque simplesmente... o tempo terminou! Só mesmo Deus para nos aliviar a carga...
***
Cada minuto da minha vida Lhe pertence e hoje entendo que se o meu Tempo é d'Ele, é a Ele que devo perguntar sempre O Caminho a escolher. A relação com Deus, é como uma relação com um Pai, mas um Pai Eterno que nos leva à Vida Eterna. Sem nos chegarmos a Ele nunca saberemos o que Ele quer para a nossa vida, como quer que a nossa vida seja. E isso implica uma anulação do Eu, buscá-Lo, estudar a Sua Palavra, pois se conhecemos quem Amamos, como podemos dizer que O Ama-mos e não O conhecemos?
Ele diz na Sua Palavra “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41:10). Tive (tenho) que confiar, acreditar que Ele me sustentaria nos momentos de tribulação!
***
E sabem uma coisa? Apesar dos se nãos (porque como humana que sou não prevejo o futuro;)), estou a passar pela fase mais abençoada da minha vida, pois entendi o que é viver para Deus, depender d'Ele em qualquer circunstância, tentar viver e levar a Sua Palavra ao meu próximo, pois quero ver todos os que me rodeiam Eternamente comigo;)
Está a ser um grande desafio porque estou a conhecer-me melhor, com os olhos de Deus, pois à medida que estudo a Sua Palavra consigo ver com mais clareza os meus defeitos, os meus erros que sem me aperceber fizeram com que não conseguisse transmitir Amor às pessoas, pelas minhas atitudes egoistas, a pensar em mim, porque acho isto, porque quero aquilo, etc e tal, esqueci-me que só transmito Amor fazendo o que digo.
"E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (I Coríntios 13:3-7)
***
Entendi que o meu Foco é Deus e Ele tem um propósito muito simples para vida de cada um que O aceita na sua vida: ser o reflexo de Jesus para os que não crêem n'Ele. Ao tentar ser o reflexo de Jesus devo com as minhas atitudes transmitir Amor tal como Ele quer que transmita... Mas como é difícil, não é? Quando não gostamos deste, quando aquele nos fez mal... Mas tudo é possível pois Deus vive dentro de cada um de nós...
***
A minha caminhada é cheia de sacrifícios ao me propôr segui-Lo todos os dias, pois que feitiozinho tenho... LOL... Mas olho para trás e vejo grandes tribulações, mas quem me susteve e quem me sustém é Ele e com cada tribulação vejo enormes bençãos e por isso hoje sinto-me fortalecida (apesar dos tropeções, pois claro!) para continuar a caminhada animada, com propósitos, pois quero melhorar para Ele:)
***
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.” (Salmos 46:1-3)

sábado, 12 de dezembro de 2009

ATACA - Queres ser tutor de uma criança de Moçambique?

Iniciei um voluntariado na ATACA, onde o objectivo desta ONG se centra no apoio a crianças moçambicanas a diversos niveis: educação, saúde, alimentação, vestuário...
Relativamente à organização em si, convido-vos a visitarem o site e conhecerem melhor este projecto levado a cabo em diversas localizações de Moçambique.
Eu pessoalmente vou falar um pouco do que faço na sede: muito sumariamente consiste no trabalho administrativo, logistico, em que toda a informação de cada uma das crianças que chega de Moçambique tem que ser introduzida numa base de dados, a fim de poder chegar a cada tutor. Ora, todo este trabalho passa por diversas fases até chegar ao tutor, e posso dizer que é bastante muroso, exige tempo, concentração, empenho,...
Hoje, foi a primeira vez que estive a acompanhar na prática este trabalho e estou muito entusiasmada e se ainda não têm afilhados, porque não ajudar uma criança no que ás vezes aqui temos como um dado adquirido?
***
Podem ajudar de diversas maneiras:
"O Projecto Tutor à Distância (PTàD) visa mobilizar cidadãos portugueses e outros para se tornarem Tutores à Distância (TàD) de uma criança ou jovem - preferencialmente um órfão, pelo período mínimo de um ano, comprometendo-se a financiar mensalmente as despesas de sobrevivência.
Sendo que existem três modalidades:
- tutor total, cuja contribuição mensal é de 20 euros, que permite responder às despesas de alimentação, vestuário, saúde e educação;
- tutor educação, cuja contribuição mensal é de 10 euros, e que permite cobrir as despesas relativas à educação;
- tutor amigo, cuja contribuição mensal é de 5 euros, com o objectivo de mais de um tutor apoiar a mesma criança, de modo a conseguir-se resposta para diversas despesas. Simultaneamente com este modelo base de apoio, vão surgindo oportunidades de realizar projectos em cooperação com entidades locais (melhorar as habitações, criar pequenas infra-estruturas) cujo objectivo é o de criar condições para uma auto-suficiência mais sustentada para os quais os TàD vão sendo convidados a participar."
***
Posso acrescentar que, por exemplo, se se juntarem 4 (5€ cada) amigos (ou 2 amigos), podem em conjunto ser tutor educação ou tutor amigo de 1 criança;)
***
Se cada um de nós der um pouco de si, nem quero imaginar no oceano que estes gestos se podem tornar... São estes os chamados favores em cadeia que fazem do mundo, um mundo melhor!
:)
Num outro post, partilho com vocês o que tenho assimilado desta minha nova experiência.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Mini fim-de-semana se avizinha

É a sensação que dá, depois de 2 weekends prolongados!
Esta semana apesar de ter sido muito curta (fui só trabalhar 3 dias!), foi muito cansativa por causa da minha garganta que andou para aqui inflamada e ainda me atacou os ouvidos:( Mas como o tempo não pára e há coisas que não podem mesmo parar (às vezes, infelizmente...), cheguei ao dia de hoje com um peso muito grande no corpo...
O fim-de-semana também não se avizinha muito para descanso, mas cá tenho Deus para me sustentar, nos momentos em que humanamente me é impossível!
***
Claro, que os miminhos das meninas da Blogsfera no post anterior fazem-me sentir melhor...LOL...
Sabe bem, quando não me sinto a 100%... e vocês são os carregadores do meu mundo virtual...
***
A todas vocês, um grande beijinho especial com muito, muito carinho!
Que sintam sempre, sempre a presença de Deus, pois maior Consolador não temos;)

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Feriado adoentada

:)
:)
Estou desde ontem com a garganta inflamada e amanhã já trabalho:(
Nunca dá jeito, mas esta semana em especial, não me dá jeito nenhum estar doente!!!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Dia de férias... ou nem por isso!

Eu não sei quanto a vocês, mas eu, quando tiro uma 2.ª feira de férias (anterior a um feriado), penso sempre que é para descansar, ainda por cima num dia de frio e chuva, o meu sonho limitava-se a acordar tarde, arrastar-me até ao sofá, ligar a TV e ficar tipo vegetal a fazer zapping!
Mas não!!! Quanto mais sonho, mais rápido os sonhos se desvanecem:)
1.º porque no apartamento da vizinha, desde cedo só ouço os martelos a deixarem a cozinha da senhora num estado caótico, tudo porque há uma infiltração de água e como não se sabe onde está o cano roto, à que esburacar a cozinha à procura! Nem me pronuncio porque não percebo nada dessa área... Se bem que para algumas coisas, o senso comum tem muito peso... LOL...
2.º porque ao pensar no meu habitat, só me vinha à cabeça limpeza urgente: pó acomulado, a desarrumação de roupas e tal, por isso, nem que quisesse nem conseguia ter um dia sem nenhum sentido de culpa;)
:)
Assim sendo, o dia foi passado entre esfregona, papéis (quando começo a rasgar papel, nunca mais termino), aspirador, arrumações de roupa, etc e tal...
Mas foi um dia muito bem passado, com a graça de Deus!
:)
Amanhã é feriado, por isso tenham um dia muito abençoado:)

sábado, 5 de dezembro de 2009

Festa de Natal...

Hoje, fomos a um Sábado de Quinta diferente do habitual, porque fomos comemorar (antecipadamente) o aniversário de Jesus.
Foi um culto de louvor maravilhoso, com uma cantata excepcional, onde pensei que estivesse a ver um músical da "Broadway"... LOL... Quando o que fazemos é para Deus, claro, que só pode ter o resultado como o de hoje:) Parabéns a todos pelo que nos transmitiram, mas acima de tudo, por me terem feito relembrar como posso presentear Jesus!
O almoço, começou pelas 14:30, tipo buffet mas que estava tudo perfeito e depois um convivio na famosa "casa amarela" (com decorações natalicias tão harmonioso e um espaço tão quentinho). E ainda tivemos direito a um momento músical - Obrigada Thalita!!!
Regressei à pouco a casa, com a sensação que a pessoa que Deus usa para fazer um trabalho como o que vejo nesta Quinta, só pode ser muito abençoado, uma vez que, por exemplo hoje, vi o empenho com que tudo foi feito para servir... ao próximo!
Então, é esse o presente que tenho que amadurecer cada dia, cada vez mais... servir ao próximo como a mim mesma, dar ao próximo o que gostaria que me dessem a mim.
Vou então amadurecer mais este pensamento para o por em prática da maneira como Deus quer!!!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Advento - Quem é o Aniversariante?

"O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal." - Wikipédia
:)
A pergunta, ou melhor, as perguntas que me faço cada vez que entro nesta época são várias: com que espírito vivo o Natal? Sei verdadeiramente quem é o Aniversariante? O que Lhe dou em troca, por TUDO o que Ele faz por mim?
Porque a verdade é que esta época não passa de um consumismo, tudo gira à volta de prendas, dos comes e bebes tradicionais, festas, da azáfama da árvore de Natal, e tudo isto num corre-corre desde o Advento até à noite de 24 de Dezembro!
Ainda vejo o repentino espírito de solidariedade: derrepente, existem homens, mulheres, crianças que precisam de alimentos, de casa, mas acima de tudo de AMOR!!! Derrepente existe um PRÓXIMO, existe alguém para além do nosso próprio umbigo:(
Quero eu dizer, existem as pessoas que nós amamos e há que satisfazer os seus caprichos é só depois existe um próximo, alguém que dorme na rua no frio e com fome, alguém que vive num lar e vive na solidão...
:)
Agora a 1.ª pergunta que faço é: durante o resto do ano, não existem estas situações?
A 2.ª pergunta que faço é: O Aniversariante quem é? JESUS, penso eu... Então a Ele, a quem deveriamos Amar em primeiro lugar e amar o próximo como a nós mesmos... amamos? Damos Amor ao desconhecido que se cruza connosco durante o ano, damos de comer a quem está na rua a viver, ou passamos ao lado como se nada fosse?
Que maior presente Lhe poderia dar neste Natal? Um relatório do que tenho feito para Ele ao longo do ano talvez fosse um bom começo...
Falo assim, porque me entristece muito esta época, em que derrepente tantos de nós temos a sensação que existe um mundo lá fora... Só nos esquecemos que Jesus é o centro desta época... É o centro das nossas vidas!
Que presente diário Lhe damos para Ele nos agradecer?
Que tempo Lhe damos?
Que tempo damos ao nosso próximo?
:)
Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)." - Mateus 1:21-23

Julie & Julia

"Antes de Ina, antes de Rachael, antes de Emeril, existia Julia, a mulher que mudou para sempre a maneira de cozinhar da América. Mas em 1948, Julia Child era somente uma mulher americana que vivia em França. O trabalho do seu marido levou-a a Paris, e com o seu espírito incansável, Julia tinha um enorme desejo de fazer algo. Quinze anos depois, Julie Powell está estagnada. perto dos 30, a viver em Queens e a trabalhar num cúbiculo, enquanto as suas amigas alcançam carreiras de sucesso, Julie procura um projecto para focalizar as suas energias. Decide assim passar exactamente um ano a cozinhar as 524 receitas do livro de Julia Child's : Mastering the Art of French Cooking - e cria uma blog onde relata as suas experiências."
:)
Gostei muito do filme: baseado em 2 vidas reais, com um argumento maravilhoso, leve, duas épocas muito bem alternadas, interpretações fantásticas e claro a Meryl Streep surpreende-me cada vez mais!
E os promenores da relação que cada uma delas tem com os respectivos maridos é súbtil, mas fundamental para o que elas construiram...
Vale a pena ver!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Preguiça - #2

“Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas. Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim o faz o preguiçoso na sua cama. O preguiçoso esconde a sua mão no prato, e nem ao menos quer levá-la de novo à boca. Mais sábio é o preguiçoso a seus olhos do que sete homens que sabem responder bem.” - Provérbios 26:13-16
:):)
:)
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio; a qual, não tendo chefe, nem superintendente, nem governador, no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa. o preguiçoso, até quando ficarás deitador? quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar as mãos em repouso; assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado.” -Provérbios 6:6-11
:)
Toma lá Gi... Olha, olha Deus a falar contigo! Serviu-te a carapuça? Sim, Paizinho, serviu sim..

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Preguiça

É neste estado que me sinto nestes últimos dias... com preguiça de fazer o quer que seja, com preguiça de servir a Deus:(
Aquele compromisso de dedicação total ao Paizinho, de livre e espontânea vontade, está a ser vencido por um dos meus maiores defeitos - A Preguiça!!!
Hoje, fui com uns colegas de trabalho almoçar um prato tipico do Porto: Francesinha. Como muito de vez em quando, mas soube-me tão bem... LOL... Ai a minha dieta...
Depois do almoço passei por uma sapataria, onde tinha umas botas lindas, de cano alto, castanhas, muito simples, estavam com um grande desconto... e como qualquer mulher que se preze, lá fiquei com o pensamento nelas o resto da tarde (sem conseguir concentrar-me no work.. LOL!), e claro, no meio das lamentações de não ter dinheiro para gastar nas botas, cometi a insanidade de as comprar... LOLLL... Remorços? Não, nem um pouco!
Também soube que na próxima semana tenho que ir à capital a trabalho... Vai ser bom para as mudanças que se avizinham no próximo ano, confirmações que Deus me vai dando neste campo...
Ainda tenho que fazer umas coisas para amanhã, mas a preguiça não deixa...
Preguiça... Preguiça... Estava a tardar mais não falhou e agora vou ter que combater este estado de paralisia total... querer simplesmente sair do trabalho, fazer isto para mim, ir ali para mim... ir para casa e não fazer rigorosamente nada... enfim... tudo centrado no EU!
Muita oração, perseverança, força de vontade, pedir a Deus que me liberte deste estado que não me deixa servi-Lo... e tenho que fazer a minha parte..
Não parar, olhar para o Alto, agarrar-me à minha Âncora e seguir em frente...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Coisas boas de trabalho;)

Hoje, cheguei ao trabalho a pensar que na próxima 2.ª feira (dia 30, véspera de feriado) vinha trabalhar e no meio de desabafos com um colega fui dar uma vista de olhos ao plano de férias para ver se, pelo menos, iria dar para ficar em casa dia 7 (também véspera de feriado)...
Qual é o meu espanto, quando olho para o meu nome e vejo lá o tick de férias para o dia 30 e dia 7... LOL...
Felicidade total!!! Isto porque, já não me lembrava que no inicio do ano, quando apresentei o meu plano de férias anual ao big boss, também tinha considerado estes 2 dias!
Maravilha, porque não me lembrei e foi como um presente que ofereci a mim mesma;)
Coisas simples que fazem com que esta semana se torne levezinha e cheia de alegria... LOLLL...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

E mais uma semana...

... termina hoje!
De um lado para outro, no meio dos propósitos, com alguns contratempos, acabou por ser uma semana muito abençoada...
Apesar do cansaço, senti-me ontem mais enriquecida, mas com aquele sentimento de: "que mais posso fazer?"
Olho para vidas tão dificeis, sem tantas vezes terem algo para comer, fico angústiada e penso no que posso fazer mais!
Ontem, pela 1.ª vez senti que fiz, mas deveria ter feito mais para aliviar algumas preocupações de outros...
Peço a Deus que me dê mais sabedoria, consolo e motivação, mais capacidade para usar melhor o pouco tempo que tenho para aliviar essas preocupações alheias...
Pois o tempo é uma bomba-relógio...
:)
"Nos muitos cuidados que dentro de mim se multiplicam, as tuas consolações me alegram a alma."
Salmos 94:19

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

E a surpresa...

...veio mudar a minha disposição de 2.ª feira!!!
A ti querido que tens essa capacidade de me surpreender;)
Pelo imenso que me dás, agradeço infinitamente a Deus pela tua vida... na minha vida:)
:)
Obrigada meu Deus por este miminho... Já me sinto com as baterias carregadas!!!

Começar a semana esgotada...

...não é bom:(
Este fim-de-semana estive com enxaquecas fortes, juntar ao mau tempo e a algumas situações em que nada me edificam, tornaram o meu weekend um pouco nublado!
Contudo, no Sábado continuei em baby steps para o Alvo e no Domingo a mensagem do culto da manhã centrada nos objectivos concretos da nossa vida, veio dar-me alento aos propósitos que Deus me tem colocado no coração...
Por isso...
:)
“E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança."
Romanos 5:3

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Mais um fim-de-semana

Esta semana correu bem...
A semana começou bem, com motivações, conquistas...
Vi um filme "No Jardim do Inimigo" que faz pensar muito nas minhas atitudes diárias como suposta seguidora de Jesus!
Ontem, na expectativa de mais um dia com Propósito, não se concretizou. Fiquei um pouco triste, mas não desisto: tropeço, caiu, mas levanto-me... sacudo a poeira e toca a seguir O caminho... para o Alvo;)
Amanhã, também vou ter um dia abençoado, por isso, cá vou eu nesta caminhada dificil mas fundamental, para me poder encontrar com todos na Eternidade!!!
Por isso, desejo a todos um weekend muito abençoado:)

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Rua Sésamo: 40 anos!!!

Hoje, a Rua mais famosa da T.V. está de PARABÉNS, porque também fizeram parte da minha infância: Popas, Gualter, Egas e Becas, Gualter, Monstro das Bolachas, Conde de Contarrr,....
Os meus favoritos eram o Monstro da Bolachas ("eu vou comer, comer, comer-te bolachinhas!") e o Gualter ("a minha amiga sombra dorme juntinha a mim...")!
Tão lindos, tão fofos... e eu tinha sensação que já morava também naquela Rua.. na RUA SÉSAMO!!!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O tempo é como o vento: Passa e não o vemos!

Tenho andado envolvida em alguns projectos, projectos estes que me fazem ter uma vida com propósitos concretos centrados em Jesus!

Esta semana, foi cheia de grandes desafios;)
Se estes propósitos por um lado me levam mais a Deus, também por outro lado me fazem repensar nas minhas prioridades, no sentido que a minha vida leva, nas escolhas que tenho que fazer no meu dia-a-dia. E isto tudo faz-me sentir viva, porque é a pensar na Eternidade onde (penso eu!), todos nós queremos estar depois desta curta passagem por esta vida:)

Tento que seja tudo orientado por Deus (apesar das minhas enormes falhas), para que todo o meu tempo seja devidamente gerenciado por Ele e para Ele! Só assim, neste momento encaro a minha vida: com total orientação, com Fé... e tudo o resto me será acrescentado.
É complicado porque implica abdicar de tanta coisa... mas depois a recompensa é muito maior. Por isso, vou sim continuar... mesmo com as minhas falhas, mas sempre com Ele e o Seu Eterno Amor!
Já passei por muitas tribulações, mas Jesus sempre esteve aqui a proteger-me, a orientar-me e hoje se me sinto tão abençoada é por causa d'Ele e só posso mesmo agradecer-lhe (e tentar humildemente retribuir) o tanto que faz por mim.
Ainda não chegou o momento, contudo, um dia destes dou o meu testemunho pessoal de vida com Jesus...
:)
Até lá, aproveito para vos desejar um fim-de-semana muito abençoado;)

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Remind us all!!!

:)

O post ia ser outro, mas depois de ter visto num blog que costumo visitar Contra a Maré, não podia deixar de VER, PENSAR... e que fazer agora, se não mesmo AGIR!!!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Batismo

“Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. - Mateus 3:16-17
:)
E foi este o batismo de Jesus no rio Jordão, aos 30 anos de idade, no Seu 1.º Ano de Ministério!
O batismo é uma manifestação exterior de mudança de atitude perante o pecado. E foi este passo que dei ontem, de consciência e assumindo total responsabilidade de compromisso sério com Deus.
Quero tanto partilhar este dia com vocês, mas estou com dores de ouvidos: ouço um zumbido e estou surda... LOL... Por isso, desde ontem nasci de novo, mas com este contratempo que vai ser resolvido já amanhã com uma ida ao médico! Espero que seja só cera e não uma Otite:(
De qualquer modo, nada que não se resolva e depois passo por aqui para partilhar este momento com vocês!
:)
Desejo a todos uma semana muito abençoada!!!