"Muitas vezes colocamos interrogações à vida porque estamos perplexos com aquilo que nos acontece de menos bom. Achamos que merecíamos mais e melhor, mas, no fim, acontecem-nos destas:
E porquê?
Porquê esta doença incurável?
Porquê este filho no caminho da droga, se eu até procurei ser um bom pai?
Porquê me bateram e destruíram o carro?
Porquê esta falta de emprego, logo agora que eu mais precisava?
Porquê a morte deste ente querido?
Porquê... ? Porquê.... ?
Tantas interrogações...
O profeta Ageu convida os seus ouvintes a porem a mão na consciência (aplicai os vossos corações aos vossos caminhos), a porem o seu coração no que tinham feito e, sem dúvida, encontrariam muitas respostas:
"Vós semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece e o que recebe salário, recebe-o com que num saco furado" (Ageu 1:6).
E porquê? "Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos e vede"
"Olhastes para muito, mas eis que alcançastes pouco e a esse pouco Eu assoprei e desapareceu. E porque causa?" (Ageu 1:9).
:)
Aplicai os vossos corações aos vossos actos e vede como estais trabalhando. Com que fim?Com que objectivos, com que sinceridade?
:)
Aplicando os nossos corações aos nossos caminhos, isto é, fazendo uma análise aos fins para que trabalhamos, aos meios que usamos para atingir esses fins, à sinceridade da nossa vida espiritual, encontraremos muitas respostas às questões colocadas a Deus. Qual o lugar que estamos a dar a Deus, nas nossas vidas?
Que tempo Lhe consagramos?
Que bens Lhe devolvemos, do muito que nos dá?
:) Claro que, analisando a nossa vida com sinceridade e verdade, também veremos que, por vezes, somos atribulados como Job, tentados como Pedro, mas a grande parte dos problemas que temos de enfrentar provêm da má mordomia que fazemos das nossas vidas. Assim acontecia com os contemporâneos de Ageu. Mas, se eles fossem fiéis e investissem na Obra do Senhor, mesmo que não houvesse semente no celeiro, nem vinho na adega, azeite no lagar... Deus os abençoaria! (Ageu 2:19). ..."
...em Salmos 23, foi o que estudamos hoje, com os Atletas de Cristo:)
:)
"1 O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará"- Ele supre todas as nossas necessidades (não os nossos caprichos). "2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso" - Dá descanso à nossa alma nos momentos das tribulações. "3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome" - Ele guia quem caminha na Sua justiça e busca a Sua direcção. "4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam" - Dá coragem e por isso não temos que ter medo. Deus caminha connosco nas dificuldades, quando nos entregamos a Ele e com o cajado Ele nos corrige e também nos consola.
"5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda" - Ele tem um lugar de honra para nós, capacita-nos para enfrentarmos os desafios ("unges a cabeça com óleo"); a alegria transborda ("o meu cálice transborda"). "6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre." - O cuidado de Deus para connosco nos segue durante a nossa vida aqui na terra, porque os nossos olhos estão é na Eternidade, pois Jesus nos prometeu (João 14:2).
"Dois gansos, ao iniciar sua migração anual de Outono, encontraram uma rã que pediu que a levassem com eles para o sul. Os gansos, desejando atender a vontade da rã, pediram que ela arrumasse uma forma de ser conduzida por eles.
A rã apresentou um talo longo de grama e os dois gansos o tomaram, cada um numa ponta, enquanto a rã o agarrava, no centro, com sua boca. Dessa forma, os três seguiram viagem, com sucesso, em direção ao sul.
Alguns homens, que se encontravam trabalhando em terra, notaram o facto e, com admiração, comentaram ruidosamente: "Quem teria imaginado algo tão inteligente?" A rã, cheia de vanglória, abriu a boca para dizer que havia sido ela, mas, logo que soltou o talo, caiu e se fez em pedaços, ao bater violentamente no solo." (J. Gilmour)
:)
"A vaidade tem sido a causa de muitas de nossas decepções. Cremos que somos melhores, mais competentes e superiores àqueles que estão ao nosso redor. Achamos defeito em tudo e em todos, concluindo, logo a seguir, que poderíamos fazer o mesmo de maneira muito melhor. Quando somos humildes em nossas atitudes, os aplausos e elogios nos enchem de felicidade.
Quando somos arrogantes e orgulhosos, muitas vezes os aplausos não aparecem e mergulhamos em profunda decepção e angústia. É melhor não esperar nada e receber tudo do que esperar tudo e não receber nada. :)
De que vale o orgulho?
Se agimos com amor, ele vem de nosso Deus.
Se a nossa vida brilha, a luz vem do alto, do nosso Pai celestial.
Se as nossas palavras impressionam, toda a sabedoria vem de Cristo, que no-la deu graciosamente. A vaidade pode nos levar à morte espiritual;
Assim Ele o disse em João 14:12-14 "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas...
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei."
E o motivo principal que leva, a maior parte das vezes as coisas não se concretizarem (para além da falta de Fé), é mesmo a incredulidade: pedindo mas com uma ponta de "Será que isto pode mesmo acontecer?"
Sejamos audazes, usando o tanto que Deus nos dá, dar aquele passo em frente, com fé n'Ele e falo por experiência própria: coisas que não me passaria pela cabeça, de facto acontecem!
:)
Neste dia, também falamos sobre o Discipulado que, resumidamente, é um processo mediante o qual uma pessoa ajuda a outra a ser como Jesus.
Desenvolvemos este tema: objectivos do discipulado, aperfeiçoamento dos cristãos, a estratégia usada por Jesus, processo do discipulado, exemplos de uma sessão de discipulado, ...
Tudo sempre centrados no modelo a seguir - JESUS!
Também abordamos o tema: "Como ser relevante?" - Num mundo em que nos deixamos levar por tudo o que nos é imposto, quem segue Jesus deve ser verdadeiro, e isso implica ser diferente tantas vezes, pois aí sim, seremos relevantes. Mas lá voltamos à base - AGIR:
Tal como Jesus se tornou homem, saiu da Sua Glória por cada um de nós, também nós temos que sair do nosso conforto, com humildade e ir para o terreno;
Quando dependemos de Deus, aí começamos a agir;
Agir sim, mas sempre sendo autênticos, verdadeiros, vivermos de acordo com a verdade que é Jesus;
Olharmos para as pessoas à nossa volta como um todo: fisica, emocional e espiritual;
Sempre firmes no conteúdo (de acordo com a Palavra de Deus), mas flexiveis nas formas, adaptarmos à realidade.
:)
"Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, estão perdoados os teus pecados.
E os escribas e fariseus arrazoavam, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?
Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Que arrazoais em vosso coração?
Qual é mais fácil, dizer: Estão perdoados os teus pecados ou: Levanta-te e anda?"
E quando vejo as personagens da TV: das séries ou filmes que eu seguia regulamente partirem, penso logo: "Meu Pai, o momento chega, um a um!!!" O que deixam aqui na terra são sentimentos de nostalgia:(
:)
A Emília do "Sitio do Pica-Pau Amarelo"
Marcaram a minha geração, marcam vidas, hábitos humanos, que adquirimos e... quer queira, quer não, fizeram parte da minha vida... na TV, mas fizeram.
E aqui, sem dúvida alguma, reflectem-se as emoções que fazem parte da alma de cada um de nós!
Não sei se conhecem aquele texto "Pegadas na Areia", em especial quando a certa altura da nossa vida questionamos Deus: "- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre comigo, todo o caminho mas, notei que durante as maiores atribulações do meu viver havia na areia dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas. Não compreendo porque nas horas que mais necessitava de Ti,Tu me deixastes. O Senhor me respondeu:"- Meu precioso filho. Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento.Quando vistes na areia, apenas um par de pegadas, foi exactamente aí que EU,nos braços...Te carreguei."
E é então, quando tenho a certeza disto, que tento ganhar CORAGEM de falar aos outros da minha relação pessoal com Ele. Porque Ele sim, só mesmo Ele me poderia ter sustentado (e sempre me sustentará) à uns anos atrás no momento de maior dor da minha vida, nas tribulações... Só mesmo Ele, com o Seu infinito Amor me perdoa quando eu lhe viro as costas e mais tarde quero regressar para os Seus braços, pois só Ele tem a capacidade Suprema de me proteger e me Amar assim, com as minhas imperfeições, pois até estas, podem ser usados para O servir! E sim, cada um de nós que um dia O aceitou, vê com clareza a diferença que é caminhar com Ele ou sem Ele. Ele nos dá o livre arbitrio, por isso, este passo depende de cada um de nós.
Foi este o exercício prático que fizemos: tentar num curto espaço de tempo transmitir a nossa experiência pessoal com Deus, em que momento e circunstâncias da nossa vida aceitamos Jesus como nosso Salvador.
:)
Este dia foi passado no "Refúgio do Amanhecer", projecto iniciado por uma equipa espanhola, pois assim Deus lhes colocou no coração: Amor pelas crianças abandonadas, que precisam de um lar, de amor para recomeçarem uma vida em familia. E esta sim, é uma familia muito preciosa, que faz de cada uma delas especiais, pois o são em 1.º lugar aos olhos de Deus.
Passamos um bom bocado em jogos ao ar livre e foi uma refrigério para a minha alma:)
:)
"E, não achando por onde introduzi-lo por causa da multidão, subindo ao eirado, o desceram no leito, por entre os ladrilhos, para o meio, diante de Jesus." - Lucas 5:19
:) Iniciei no momento da formação sobre Evangelização:
Porquê evangelizar;
compreender as pessoas que não conhecem intimamente Jesus;
aprender a usar os métodos evangelisticos.
:)
Ora bem, tendo em conta que eu sou uma pessoa introvertida, timida, sem muita vontade de falar da minha vida pessoal, foi um desafio, porque entendi que é através da minha relação pessoal que tenho com Deus, da partilha de como Deus me sustenta nos momentos de maior dor, dos milagres e bençãos que Ele faz na minha vida, que dou a conhecer o meu Criador aos outros.
Para isso, tenho que identificar as minhas barreiras (timidez, vergonha, medo de não ser aceite pelos outros, insegurança sobre a minha fé, não confiar em mim mesma, e tantas outras...) e ser cheia do Espírito Santo, através da oração, estudo da Palavra de Deus, combater estas barreiras, mas acima de tudo por em prática os ensinamentos de Jesus - AGIR!!!
Transmitir que é possível ter uma relação intima, de perto com Aquele que nos Ama, e não aquele conceito que Ele está longe e que às vezes não se lembra de nós.
A verdade é que Ele vive dentro de mim, dentro de cada um de nós e só tenho (temos) que abrir a porta, deixá-Lo habitar e comandar a minha vida.... comandar a vida de cada um de nós!!!
:)
"Ora, aconteceu que, num daqueles dias, estava ele ensinando, e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar. Vieram, então, uns homens trazendo em um leito um paralítico; e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus."
Regressei hoje de uma semana muito cheia de emoções, confirmação do meu caminho a seguir, de firmeza, mas acima de tudo, convicta que a minha intimidade com Deus tem que ser cada vez mais trabalhada, deixar o Espírito Santo trabalhar em mim, para assim estar sempre firme na Rocha e fazer cumprir o Seu Plano de vida em mim.
Esta semana confirmei que a minha vontade de Servir a Deus é imensa!!!
De momento, porque estou muito cansada, somente agradeço a Deus pela vida de cada membro do grupo AGAPE, que souberam transmitir e relembrar o grande propósito de Jesus quando ordenou aos Seus discipulos:
:)
"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações...
ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado."
Esta e a próxima semana disfruto das tais tão merecidas férias a que todos temos direito...
Tem sido uma autêntica benção!!! Apesar de ficar por cá, não tenho parado: resolver assuntos na Segurança Social, banco, centro de saúde... enfim, assuntos que a trabalhar é sempre mais complicado tratar.
:)
Mas penso que a maior benção foi, sem contar, ouvir falar desta iniciativa da AGAPE Portugal!!!
No momento, a felicidade foi tanta, as expectativas são tão grandes que sinto que vou querer beber minuto a minuto de como posso servir melhor Deus: como partilhar melhor a minha Fé com os outros, descobrir como posso ajudar os outros a crescer em Cristo.
Apanhou-me de surpresa, principalmente porque tinha outras coisas para fazer durante a próxima semana e cruza-se com alguns assuntos pendentes.
Contudo, a vontade é tanta e sinto Deus a orientar-me neste sentido, que neste momento a única coisa que posso dizer é: "Amén Paizinho por toda a tua Fidelidade!"
:)
Depois partilho com vocês esta minha experiência!!!
"Um programa de televisão, pouco antes das Olimpíadas de Inverno em 1988, apresentou um treinamento de esquiadores cegos para a prova de descida da montanha na neve. Formando pares com esquiadores videntes, eles recebiam instruções em terreno plano, sobre como vencer obstáculos.
Quando eles aprendiam perfeitamente a mover-se em ziguezague, eles eram levados para o alto da montanha e começavam a descer em seus esquis, com os esquiadores videntes ao lado, gritando: "Esquerda... direita!" Enquanto obedeciam aos comandos, podiam fazer todo o percurso e cruzar a linha de chegada, dependendo apenas da palavra dos esquiadores videntes. Era confiança plena ou catástrofe.
Que retrato vívido da vida Cristã!
Neste mundo, nós vivemos , na verdade, como cegos que não têm certeza da direção que devem seguir. Precisamos aprender o caminho que nos levará ao destino desejado.
Podemos confiar apenas nos ensinos daquele que enxerga corretamente o caminho, pois, Ele é o próprio Caminho."
...foi o que fiz ontem no passadiço da Granja até Espinho!!!
Ah pois é, apesar de eu só de pensar em ginástica ficar cansada, ontem, superei-me a mim mesma... Lol... Fui desafiada e lá fui eu dar este fantástico passeio, numa zona proibida a bikes.. Lol... O dia estava fantástico e esta zona de praia ficou muito bonita depois das obras.
Até acho que já sinto os efeitos desta ginástica... Lol.. Tudo psicológico, claro:)
:)
Ontem pesei-me e cheguei ao peso que queria!!!! Iupi!!!! Vou parar com a Dieta dos Pontos, e agora o desafio é ver como me vou aguentar com o peso... Sem up&down:)
:)
No Sábado, fui até ao Palácio de Cristal ouvir Carlos Bica e Mathias Schriefl, no "Porto Blue Jazz '09". Foi o último espectáculo desta iniciativa promovida pela C.M. Porto e acho que foi uma bela iniciativa cultural! Espero que repitam mais vezes:)
E quando tudo está um caos, nada como levar o work na desportiva e com um sorriso na cara...
:)
Tendo em conta que hoje em dia os locais de trabalho são tantas vezes uma selva humana, um "Salve-se quem poder!", um caos em que uns empurram o trabalho para outros, onde existe sempre um "Elo mais fraco", um "olho por olho, dente por dente", olho para os meus colegas à mais ou menos 8 anos, com imenso carinho, porque realmente a maior parte sente que está no mesmo barco, em que a inter-ajuda é fundamental para cada um conseguir fazer o seu trabalho.
Em especial esta semana, em que nos indignamos e não entendemos as atitudes dos ditos superiores, mais uma vez, viu-se o quão presente estamos nas tribulações de cada um.
:)
Agradeço a Deus por me dar estes miminhos de colegas!!!!
...situações das quais já não me lembro, é muito comum em mim... Lol...
O que tantas vezes me faz rir, porque de facto não me lembro de tantas coisas que as pessoas me falam (ou pior, estar a falar com pessoas de quem já não me lembro, mas elas reconhecem-me logo!), outras vezes fico com pena, pois nunca me deveria esquecer de certas situações!
Essas situações, tendo em conta a semana que tive, deviam estar na minha memória gravadas para não me esquecer que afinal tudo tem uma ocasião própria:)
:)
Mas agora, estava a rir-me sozinha, porque me lembrei de situações muito engraçadas (mas no momento, só queria um buraco... Lolll) pelas quais já passei, relativamente à minha fraca memória por não me lembrar... de pessoas:
- Uma vez, na Zara, uma funcionária aproxima-se e faz-me uma grande festa: "Gi, à tantos anos, tás igualzinha e tal..." Eu passado um tempo, super atrapalhada, lá tive que pedir imensas desculpas e dizer que não me lembrava dela! E ela, lá se apresentou... Era uma colega de turma desde o infantário (+/- 3 anos) até ao 7.º ano... Lol..
- Outra vez, estava eu na paragem do bus, perto do trabalho (que também é perto do infantário onde andei...) e uma senhora aproxima-se e pergunta-me se eu era a Gi que tinha andado no infantário e tal.. (ela lembrava-se perfeitamente de mim)...Lol... Dessa vez não achei muita piada, porque pensei "Então, não tive mudanças fisicas desde os 3 para os 20 e tal anos???" (Dizem que me reconhecem pelas bochechas... rrrr..rrr...)
- Esta é a pior: estava eu no meu trabalho (ainda estudava na altura), a minha chefe chama-me para lhe ir entregar uns documentos, porque ela estava numa reunião. Entro e uma rapariga fica muito tempo a olhar para mim... Weird! Depois, já no fim do dia, a minha chefe pergunta-me "Então, a Carla perguntou por ti.. e tal.." Resumé: era uma colega de turma (durante 4 anos na faculdade!!!!), que provavelmente a última vez que a tinha visto tinha sido à menos de 1 ano... Lol...
- Tenho outras situações lamentáveis e como é óbvio, outras das quais não me lembro, mas conto num outro post, porque não gosto de posts longos... Lol...
:)
Ás vezes penso se me vou lembrar, daqui a uns anos, das pessoas que conheço hoje... Lol... Bem, acho que as únicas que estão a salvo são mesmo vocês todos, aqui da Blogesfera, que não conheço pessoalmente (à excepção de algumas pessoas).. Lollllllllll
Este rapaz é muito especial na minha vida. É o mano mais velho da Sara, Mimosa e Pepe (de quem ainda não falei porque só faz anos daqui a uns meses). O Ru, para além de ser um dos "maninhos" que eu amo infinitamente, é o mais especial (só porque a mana dele ainda era um baby na altura e os outros ainda não tinham nascido... Lol), porque foi ele que me recebeu quando eu vim de terras quentes e "aterrei" na família dele... :)
Tendo em conta que na altura ele era o filho, sobrinho e neto único (porque a mana era baby), não consigo descrever, hoje à distância, a criança que ele foi quando me recebeu, em ter que partilhar comigo a atenção dos "grandes"... Poderia ter reagido de uma outra maneira, como seria legitimo. Mas não! Muito pelo contrário...
:)(Foto retirada)
Mas este post não é sobre mim, é sobre e para ele, uma das bençãos que Deus colocou na minha vida!
Aquele que me faz chorar de tanto me rir, aquele que tem uma enorme paciência comigo quando eu começo com os meus stresses por causa do pc, aquele rapaz responsável que desde pequeno, quando construia a casa na árvore (muito ao estilo Tom Sawyer) ou no fundo do jardim da tia, adivinhava-se que seria Arquitectura a preencher a sua vida profissional hoje! Aquele que, em conjunto com os manitos, me fazia ter as maiores aventuras que não lembravam a ninguém... Lol... Pela sua perseverança, amizade, generosidade.... (Foto retirada)
Mas acima de tudo, porque tem uma vida em Cristo, desejo-te mano Ru todas as bençãos do Paizinho, porque eu humanamente falando, não sei como agradecer-te o que fizeste e és para mim! Não há preço, não se aprende com ninguém, não tenho palavras... Nasceu contigo, porque Deus assim te deu essa capacidade infinita de amares o teu próximo!!!
Obrigada meu maninho lindo:) Porque quando olho para ti (e para os teus manos), só tenho mesmo que me ajoelhar e agradecer a Deus por cada um de vocês, porque Ele me deu uns manos tão maravilhosos e que principalmente, porque hoje olho para trás e penso: Amén, Amén, Amén!!!
"Então, eu disse: eis aqui estou, no rolo do livro está escrito a meu respeito; agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei." - Salmos 40:7-8
"Está sempre a tocar o telefone! Que chatice.... a colega está de férias e eu tenho que atender!"
Mas como não ouço nada (nem uma mosca), está imenso calor (e à uns dias queixava-me porque o tempo quente não chegava... Lol...) e estou quase a cair em cima do teclado, digo:
"Boss, aprova o orçamento, para arranjarem rápido os telefones, para poder ouvir este som fantástico e uma voz do outro lado da linha!!!" Lollllll....
:)
Bem tinha razão o António Variações, porque me retrato na letra desta música... Lol...:
"Estou bem aonde não estou,
porque eu só quero ir, aonde não vou..."
:)
Adenda - Só lá para 5.ª feira é que temos telefones!!!Buááá:(((
Agora, parece que o Verão chegou ao Porto, por isso ontem, fui fazer uma caminhada na Foz:)
:)
(Avenida Brasil na Foz - foto da net)
:)
Tendo em conta que sou preguiçosa... Lol... para além de ter uma vida muito sedentária, gostei imenso porque para além de estar um tempo fantástico, gosto de ver as pessoas nos seus desportos, a passear, ...