"Muitas vezes colocamos interrogações à vida porque estamos perplexos com aquilo que nos acontece de menos bom. Achamos que merecíamos mais e melhor, mas, no fim, acontecem-nos destas:
E porquê?
Porquê esta doença incurável?
Porquê este filho no caminho da droga, se eu até procurei ser um bom pai?
Porquê me bateram e destruíram o carro?
Porquê esta falta de emprego, logo agora que eu mais precisava?
Porquê a morte deste ente querido?
Porquê... ? Porquê.... ?
Tantas interrogações...
O profeta Ageu convida os seus ouvintes a porem a mão na consciência (aplicai os vossos corações aos vossos caminhos), a porem o seu coração no que tinham feito e, sem dúvida, encontrariam muitas respostas:
"Vós semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece e o que recebe salário, recebe-o com que num saco furado" (Ageu 1:6).
E porquê? "Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos e vede"
"Olhastes para muito, mas eis que alcançastes pouco e a esse pouco Eu assoprei e desapareceu. E porque causa?" (Ageu 1:9).
:)
Aplicai os vossos corações aos vossos actos e vede como estais trabalhando. Com que fim? Com que objectivos, com que sinceridade?
:)
Aplicando os nossos corações aos nossos caminhos, isto é, fazendo uma análise aos fins para que trabalhamos, aos meios que usamos para atingir esses fins, à sinceridade da nossa vida espiritual, encontraremos muitas respostas às questões colocadas a Deus.
Qual o lugar que estamos a dar a Deus, nas nossas vidas?
Qual o lugar que estamos a dar a Deus, nas nossas vidas?
Que tempo Lhe consagramos?
Que bens Lhe devolvemos, do muito que nos dá?
:)
Claro que, analisando a nossa vida com sinceridade e verdade, também veremos que, por vezes, somos atribulados como Job, tentados como Pedro, mas a grande parte dos problemas que temos de enfrentar provêm da má mordomia que fazemos das nossas vidas. Assim acontecia com os contemporâneos de Ageu. Mas, se eles fossem fiéis e investissem na Obra do Senhor, mesmo que não houvesse semente no celeiro, nem vinho na adega, azeite no lagar... Deus os abençoaria! (Ageu 2:19).
..."
Claro que, analisando a nossa vida com sinceridade e verdade, também veremos que, por vezes, somos atribulados como Job, tentados como Pedro, mas a grande parte dos problemas que temos de enfrentar provêm da má mordomia que fazemos das nossas vidas. Assim acontecia com os contemporâneos de Ageu. Mas, se eles fossem fiéis e investissem na Obra do Senhor, mesmo que não houvesse semente no celeiro, nem vinho na adega, azeite no lagar... Deus os abençoaria! (Ageu 2:19).
..."